João da Silva
Temáticas:
Autoconhecimento, superação, compromisso, soluções, saúde, trabalho em equipa, resiliência, produtividade, comunicação, desempenho, fazer a diferença e gestão de adversidades
Idiomas: português, espanhol e inglês
Jornalista com mais de 24 anos de experiência, escritor e comunicador, mentor de equipas em prestigiadas empresas nacionais e internacionais, que graças à sua experiência de vida e depois de ter superado o cancro por três vezes, 1000 horas de hemodiálise e um transplante renal consegue motivar oferecendo ferramentas práticas de compromisso e autoaperfeiçoamento. Contacte-nos para reservar o João da Silva para o seu evento.
Quem é João da Silva?
João da Silva é licenciado em Comunicação Social e Cultural pela Universidade Católica Portuguesa, jornalista com 24 anos de experiência e colunista do Público, onde publicou mais de 90 artigos. Como formador de pessoas e orador motivacional, dedicou mais de 5.000 horas à mentoria e ao aumento dos níveis de produtividade, à valorização das pessoas e à criação de ambientes de trabalho saudáveis, empenhados e produtivos. É mentor de equipas em prestigiadas empresas nacionais e internacionais.
Utiliza os factos reais e as cicatrizes físicas e psicológicas da sua impressionante história de vida, depois de ter passado por três cancros cancro e de ter sido submetido a dois autotransplantes de medula óssea, mais de 1000 horas de hemodiálise e um transplante renal como ferramentas para motivar os que o rodeiam a aproveitar todos os dias para alcançar grandes resultados.
É fundador da Associação Vidas Reais Causas Reais (parceira da Sociedade Portuguesa para a Literacia em Saúde), uma organização sem fins lucrativos que tem como fim trabalhar por um mundo mais esclarecido, mais honesto, mais justo, mais tolerante, mais compreensivo e mais empático.
Publicou dois livros: O Sofrimento Pode Esperar (2016), um relato pessoal; e Quantas Vidas Temos? (2019), uma reflexão sobre a existência humana. Estes são temas recorrentes que aborda nas suas palestras, falando da experiência de vida e como exemplo de resiliência, superação e coragem.
Quais são as temáticas das palestras de João da Silva?
João da Silva é considerado uma referência em termos de compromisso, resiliência e superação. Nas suas palestras, convida os participantes a uma profunda reflexão pessoal que os ajudará a construir a sua jornada de transformação através do Poder do Compromisso. Oferece dois tipos de formatos, adaptando-se sempre às necessidades da audiência.
- Formato de ensino: Ajuda os indivíduos a melhorar a sua autoestima, empenho, níveis de disciplina, produtividade, compromisso, autoaperfeiçoamento e felicidade. Também promove a criação de ambientes
empresariais mais saudáveis, empáticos, humanos e felizes. - Formato laboratorial: Método expositivo e interativo (reflexões individuais e exercícios orais e escritos) que utiliza ferramentas e processos de raciocínio para que cada indivíduo tome consciência de quem é e do que quer, de modo a tornar-se mais empenhado e, assim, tomar melhores decisões para uma existência mais bem-sucedida, tanto a nível pessoal como profissional.
Os temas abordados são os seguintes:
– Compromisso: Na palestra «O Poder do Compromisso», João da Silva leva os participantes a uma jornada de autoconhecimento, reflexão pessoal profunda e de transformação, desafiando-os a conhecerem-se melhor e a focarem-se em definir as suas prioridades através do compromisso consigo próprios, com os outros e com os seus projetos de vida e profissionais, fortalecendo ou redesenhando a forma como vivem, interagem e produzem. Uma experiência fora da caixa, informal, intensa, dramática, divertida, recheada de partilhas de ensinamentos, dicas e vivências na primeira pessoa.
-Autoconsciência: Oportunidade de autoconhecimento e autoconsciência, concentrando-se no seu bem-estar, a fim de experimentar uma vida mais plena, mais produtiva e mais feliz. Convida à tomada de consciência de que o empenhamento é uma caraterística humana poderosa que pode conduzir a resultados incríveis nas relações, na carreira, na educação e no desenvolvimento pessoal.
-Trabalho em equipa: O compromisso contribui para um ambiente de trabalho positivo, onde os profissionais se sentem valorizados e apoiados, resultando num maior bem-estar e satisfação no trabalho. Expõe os profissionais a experiências de aprendizagem que os fazem pensar, mudar e fazer parte do processo de transformação para reforçar a coesão da equipa, ajudando-os a adotar uma mentalidade de apoio mútuo, compreensão, tolerância, dinamismo e melhoria conjunta.
-Resiliência: A resiliência resulta da capacidade de adaptação e de lidar com as adversidades. Tendo ultrapassado grandes dificuldades, descobriu em primeira mão as ferramentas necessárias para sair mais forte de qualquer situação complexa, criando novas oportunidades e deixando os problemas para segundo plano.
Livros
Quantas vidas temos?
Cresci a ouvir dizer que “só se vive uma vez”, mas muitas vezes questiono-me se será mesmo assim. Depois de enfrentar situações limite, apercebi-me que a nossa existência é cheia de várias vidas que vamos vivendo à medida que avançamos, e este livro é um convite a viajarmos dentro de nós próprios para descobrirmos quem somos, o que estamos aqui a fazer e quantas vidas temos.
O Sofrimento Pode Esperar: Diário de três vitórias sobre o cancro.
Trata-se de um relato autêntico que transmite as sensações, as preocupações e, em suma, a experiência de viver com cancro e de ser submetido a um autotransplante de medula óssea. Escrito em forma de diário durante os dois autotransplantes a que o autor foi submetido.